sábado, 17 de março de 2007

Autogestionando o Pensamento!

O que é AUTOGESTÃO?
Alguns dirão que é coisa de anarco, outros dirão que é coisa de arruaceiro, outros dirão que é, tão somente, um "pensamento exôtico", como tantos outros, surge com força no confuso tempo atual... Mas...
...o que é, definitivamente, AUTOGESTÃO?
Bom... Fugindo pra valer de conceitos engessados e automáticos, ouso, como se diz lá no nordeste, seguir pelas beiradas... Digo que AUTOGESTÃO tem que ver com AUTONOMIA, com LIBERAÇÃO HUMANA, com AUTO-AFIRMAÇÃO, com TRABALHO LIVRE e LIBERTADOR, com UNIDADE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS, com TRABALHO CONSCIENTE, NÃO-ALIENADO, que tem que ver, por fim... COM O NOVO HOMEM E A NOVA MULHER que sonhamos para um mundo de justiça, igualdade e beleza!

Mas, será que é por aí?
O que você diz que é AUTOGESTÃO?
Esse blog existe para discutirmos sobre AUTOGESTÃO. Utilizem exemplos concretos, coisas, ações e iniciativas que expressem, de uma forma ou de outra, o que vem a ser AUTOGESTÃO!

Este espçao é de vocês!
Abraço do Ângelo Cavalcante

2 comentários:

Anônimo disse...

Angêlo, muito conveniente a sua iniciativa. A discussão em torno da autogestão é de suma importância para contribuir para a transformação social de fato concreta e definitiva. A transformação que ponha abaixo a sociedade piramidal e verticalizada que tem suas origens em solos fertilizados pelo capital. Enfim, para a discussão do que venha a ser a "autogestão" sugiro a leitura de um texto extremamente perspicaz do Nildo Viana, "O que é Autogestão" (VIANA, Nildo. O Que é Autogestão? In: Revista Ruptura. Ano 4, nº 4, maio de 1996). A partir desse texto, penso que, pode-se enriquecer a discussão e desenvolver o debate neste blog.

Anônimo disse...

cara muito legal essa sua ideia
lembrei logo do meu passado alternativo, underground com esse processo já com os punks anarquistas
no final de 70 inicio de 80, procure falar com os anarco punks eles possuem muito material a respeito, o movimento deles se prolifera sob a bandeira do livre voluntariado e da autogestão. Encontra-se comigo alguns textos e livros a respeito, que serviria muito para enriquecer esse blog
mandarei com certeza essas informações, parabéns pelo bonito trabalho

miroievisk zagrakalin