quarta-feira, 28 de março de 2007

Uma política de economia solidária - Paul Singer

Gostaria de indicar a leitura do artigo do prof. Paul Singer, (Folha de São Paulo, terça-feira – 27 de março de 2007. Tendência/Debate)

"A maioria dos movimentos sociais que lutam contra a miséria e a exclusão social se vale da economia solidária para alcançar seus fins. A ECONOMIA solidária se destaca por instaurar igualdade e democracia no âmbito da empresa, assim como no relacionamento entre empresas em rede e entre produtores e consumidores.
A igualdade e a democracia também caracterizam as relações políticas entre as entidades representativas da economia solidária. Em suma, em todas as suas modalidades, rejeita o mando, preferindo, em seu lugar, a discussão, o entendimento e o consenso - e, quando este não pode ser alcançado, a decisão pelo voto (grifo meu) .
Nos últimos anos, a economia solidária tem sido objeto de políticas públicas por parte de governos municipais, estaduais e, desde 2003, também do governo federal, que criou então a Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária) (...)"

Nenhum comentário: