terça-feira, 27 de março de 2007

Cornelius Castoriadis

Amigos e amigas...

Importante autor para uma compreensão mais apurada do que vem a ser autogestão é o grego (Constantinopla) e que radicou-se na França (Paris), Cornelius Castoriadis (1922-1997).

Filósofo da imaginação social e considerado, o principal filósofo da autonomia, co-fundador do grupo e jornal Socialisme ou Barbarie, crítico profundo e cientista político, inspirou os eventos de Maio de 1968 na França. Foi economista da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), psicanalista, distinguido sovietologista (estudioso da URSS) e crítico consciente da Esquerda internacional.
Castoriadis morreu no dia 26 de dezembro de 1997, em Paris, aos 75 anos.
Castoriaidis mudou para a França em 1945 (recebeu uma bolsa de estudos). Vivendo sob pseudônimos para fugir da deportação, conseguiu a sua cidadania francesa nos anos 1970. O seu contato com o marxismo ocorreu a partir desde a infância. Aos 15 anos aderiu à Juventude Comunista, uma organização ilegal na Grécia. Entretanto, descobriu que o "comunismo não era tão comunista assim".

Na França, entra em contato com trotskistas franceses. Logo depois ocorreu o rompimento com o movimento trotskista. Castoriadis juntamente com Claude Lefort criaram a já citada revista Socialisme ou Barbarie em 1949.
Com críticas fundamentadas ao marxismo real, ao totalitarismo soviético e as instituições imaginárias da sociedade, Castoriadis tornou-se uma figura intelectual de força no cenário ocidental. Sem cair na superficialidade, Castoriadis "navegou" contra tranqüilidades e por todos os "mares": da crítica do marxismo à psicanálise, sua contribuição é insuperável.

Fonte: Prof. Charles Pennaforte

Sugiro o texto: http://www.geocities.com/autonomiabvr/fenomeno.html

Boa Leitura!
Ângelo Cavalcante

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Angelo.
Sou Alessandra. Assistente Social e especilista em planejamanto e avaliação de politicas públicas. Atualmente sou discente do curso de especialização em Gestão Urbana da Universidade Federal do Amapá e conheci o seu blog atraves da pesquisa na internet sobre Cornelius Castoriadis que conheci através do livro de Marcelo Lopes de Souza - Mudar a Cidade - onde o autor realiza uma crítica ao planejamento e gestão urbanos a partir de uma perspectiva autonomista do desenvolvimento socio-espacial, incluindo aí, o desenvolvimento urbano.
Na minha leitura, a apartir do autor do livro, percebi que Castoriadis não tematizou,suficientemente a questão da operacionalização do projeto de autonomia, detendo-se na defesa do projeto de autonomia em um plano politico e filosofico geral. Quais as experiencias contemporaneas do projeto de autonomia e principlamente como se deu ou dá a sua operacionalização?
Qual a utupia experimental de Castoriadis, isto é, a utopia testavel e em incenssante movimento de concretização e atualização?