terça-feira, 20 de março de 2007

Novos dados sobre o mapeamento da Economia Solidária no Brasil

Compas... Esta informação saiu na lista e-solidaria e foi enviada pelo colega Lenivaldo, de Catende, Pernambuco...
Trata-se de uma informação bem importante para os que acompanham as muitas dinâmicas da economia solidária.


Economia Solidária: Novo mapeamento aponta para 20 mil empreendimentos
Senaes deverá terminar o levantamento no meio do ano. Segunda edição do Atlas estará disponível até o fim deste ano, com informações atualizadas no sistema

Brasília, 19/03/2007 – Um novo levantamento da economia solidária, realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aponta para a existência de 20 mil empreendimentos solidários, entre cooperativas, associações, empresas autogestionárias, grupos de produção ou clubes de trocas, em que os participantes são trabalhadores que exercem coletivamente a gestão das atividades.

O levantamento - em que a primeira etapa, iniciada em 2004, registrou 15 mil empreendimentos - está sendo realizado por 600 entrevistadores em todo o país e coordenado por 27 comitês regionais. O mapeamento deverá estar concluído no meio do ano, possibilitando o lançamento da atualização do Atlas da Economia Solidária até o fim do ano.

“As organizações solidárias podem estar em funcionamento ou em fase de implantação, mas devem estar com grupos de participantes constituídos e as atividades econômicas definidas”, explica o coordenador de Estudos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Roberto Marinho.

Os dados coletados alimentam o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies), que registra e identifica todas as informações sobre os empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio, assessoria e fomento à economia solidária no país. As atividades são de produção de bens, prestação de serviço, fundos de crédito, comercializaçã o ou de consumo solidário.

“A criação do Sies, em março do ano passado, teve como base o mapeamento onde identificamos cerca de 15 mil empreendimentos econômicos nesse segmento. O Sies é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade à Economia Solidária e facilitar a formulação de políticas públicas de fomento adequadas à realidade desses empreendimentos” , esclarece Roberto Marinho.

Atlas – Os resultados do mapeamento estão no Atlas da Economia Solidária, lançado o ano passado pela Senaes nas versões impressa e digital.

Esse mapeamento detectou um crescimento significativo (85%) da Economia Solidária no Brasil, entre os anos de 1990 e 2005, e a participação de cerca de de 1,25 milhão de trabalhadores, dos quais 35% são mulheres.

Demonstrou também que nas atividades de produção de bens e prestação de serviços, consumo e crédito, tanto no meio urbano quanto rural, predominam as associações, com 54% do total, seguida dos grupos ainda sem formalização, com 32%; e das cooperativas, com 10% do total.

Entre as atividades econômicas, estão a agricultura e a pecuária, realizadas por 64% dos empreendimentos. As têxteis, de confecções, calçados e produção artesanal em geral correspondem, juntas, a cerca de 21% dos empreendimentos; e a prestação de serviços diversos e alimentação respondem por 14% e 13%, respectivamente.

Desses empreendimentos, 44% encontram-se na Região Nordeste, seguida da Região Sul, com 17%%; Região Sudeste, com 14%; Norte, com 13%; e Centro-Oeste, com 12%.

No endereço www.sies.mte. gov.br estão disponíveis as informações coletadas, e as entidades com características solidárias ainda podem participar informando seus dados no sistema.
Assessoria de Imprensa do MTE(61) 3317-6394/3317- 6540 - acs@mte.gov. br

Nenhum comentário: