segunda-feira, 23 de abril de 2007

Centro de Cultura Social

PROGRAMAÇÕES

05 Maio 2007 - 16h: ANARQUISMO E ANTI-CLERICALISMO com Eduardo Valadares, Doutor em História pela USP, prof. na Fundação Vanzolini/USP autor, entre outros, de livro homoino pela ed. Imaginário.

12 Maio 2007 - 16h: “MEMÓRIAS INCOMPLETAS”, “UM SÉCULO DE HISTÓRIA EM DOCUMENTOS POLÍTICO-SOCIAIS” (v.2), & “MULHERES E ANARQUIA”.com Edgar Rodrigues, integrante do CCS, escritor e historiador do anarquismo brasileiro e português.
Lançamento pelas editoras Opúsculo Libertário (Guarujá/SP) e Robson Achiamé (RJ) dos três últimos livros de Edgar Rodrigues, historiador do anarquismo brasileiro e português mais conhecido da atualidade. A seção será acompanhada da projeção do curta "O Sonho não acabou" (1980), de Claudio Kahns e contará com a presença de Chico Cuberos, Manuel Ramos e Virgilio Dall'Oca.

19 Maio 2007 - 16h: ANARQUISMO, FEMINISMO, EROTISMO com Margareth Rago, integrante do CCS, profa. titular no IFCH/UNICAMP, autora, entre outros, de “Entre a História e a Liberdade. Luce Fabbri e o Anarquismo Contemporâneo” (Unesp).

26 Maio 2007 - 16h: MURRAY BOOKCHIN, ECOLOGIA E ANARQUIA com Acácio Augusto, integrante do CCS e pesquisador no Nu-Sol.

02 Junho 2007 - 16h: A GREVE DE 1917: 90 ANOS com José Carlos Morel, integrante do CCS, físico e filósofo, tradutor do livro “Sistema das Contradições Econômicas ou Filosofia da Miséria” de P.-J.Proudhon (Ícone).

16 Junho 2007 - 16h: A GREVE ANARQUISTA DE 1917 E A MILITÂNCIA DE EDGAR LEUENROTH com Christina Roquete Lopreato, integrante do CCS, profa. na UFU/MG, autora, entre outros, de "O espírito da revolta: a greve geral anarquista de 1917" (Annablume).

23 Junho 2007 - 16h: A MENTALIDADE FASCISTA NA ATUALIDADE com Evaldo Vieira, integrante do CCS, prof. aposentado da USP, prof. da PUC-SP, autor de, entre outros, "Autoritarismo e Corporativismo no Brasil" (Cortez).

30 Junho 2007 - 16h: EXPERIÊNCIA AUTOGESTIONÁRIA NO GRUPO KILOMBOCA com Marinice Fortunato, integrante do CCS, profa. na FIRP, autora de "A categoria Solidariedade Humana no pensamento de Kropotkin" (inédito).
07 Julho 2007 - 16h: SÔNIA OITICICA, ARTE E ANARQUIA com Maria Thereza Vargas, autora de "O Teatro Operário na Cidade de São Paulo - Teatro Anarquista" (PMSP-SMC); e Beatriz Carneiro, autora de "Relâmpagos com claror: Lygia Clark e Hélio Oiticica, vida como arte" (CAPES/Imaginário).
Encerramento do semestre com homenagem a Sônia Oiticica (1918-2007), integrante do CCS e conhecida atriz do teatro brasileiro, filha do anarquista carioca José Oiticica, fundador do combativo jornal "Ação Direta" que Sônia dirigiu após a morte do pai.

Nenhum comentário: